Edição especial dos 325 anos da Taylor’s

São poucas as empresas portuguesas que se podem gabar de uma existência superior a três séculos: a Taylor’s, uma das mais prestigiadas firmas de Vinho do Porto é uma delas. Foi fundada em 1692 e para comemorar os 325 anos da sua fundação, os responsáveis lançaram uma edição limitada de um vinho do Porto especialmente criado para esta efeméride.

A cerimónia já foi em Maio, mas nunca é tarde para a divulgar, até porque é do interesse, para além dos gourmets, dos coleccionadores, tanto mais que a garrafa também foi desenvolvida para esta edição celebrativa, sendo uma recriação baseada numa antiga garrafa selada do final do século XVII, com data próxima da fundação da Taylor’s. É o mais antigo exemplar de uma garrafa com gravação contendo indicação de data e marca comercial, neste caso, o 4XX, símbolo utilizado pela Taylor’s ainda hoje.

Na ocasião do lançamento, nas Caves da Taylor’s, em Gaia, em festa presidida por Adrian Bridge, director-geral da Taylor’s, foi também efectuada uma outra cerimónia: o embarque num veleiro de uma pequena pipa cheia com esse tal vinho especial, que foi depois transportado para Inglaterra pelo navegador solitário Ricardo Diniz.

Para produzir o lote desta exclusiva edição limitada, os enólogos da Taylor’s seleccionaram de entre as extensas reservas de vinhos que envelhecem em madeira os melhores componentes destinados aos futuros Tawnies de 10, 20, 30 e 40 anos. David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, referiu: “Este opulento e sedutor Tawny é um tributo aos 325 anos da Taylor’s e à perícia da empresa na arte do lote e do envelhecimento em casco dos melhores vinhos do Porto.”

Este vinho do Porto combina particularmente bem com amêndoas torradas e chocolate preto, ou queijos azuis maturados, devendo servir-se ligeiramente fresco. Esta edição limitada comemorativa dos 325 anos é de grande interesse também para coleccionadores, tendo sido lançada ao PVP recomendado de 35€, nas melhores garrafeiras do país.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s