O Tomate Coração de Boi do Douro vai ser alvo de uma festa que visa a sua promoção e proporcionar um melhor conhecimento das diversas valências da região, promovendo-se o vinho, o território, o turismo e as gentes locais. Esta segunda edição, alargada em relação ao ano passado, apresenta a novidade de levar o tomate coração de boi à mesa de restaurantes referenciais do Douro e vai também promover um concurso de fotografia. No dia 18 de Agosto na Quinta de La Rosa, no Pinhão.
No seu segundo ano, este concurso volta a reunir os tomates de quinta dos principais produtores de vinhos do Douro que serão avaliados por um júri constituído por chefes de cozinha, enólogos, jornalistas e outros.
Depois da prova cega do tomate e das avaliações, o momento é de festa. Ao final do dia (18h30) produtores concorrentes, membros do júri, visitantes e turistas reúnem-se no novo restaurante de La Rosa, Cozinha da Clara, para um jantar volante, cujo mote é lançado por Ana Paula Silva, docente investigadora da Universidade transmontana: “Será o Douro o melhor terroir para o Tomate Coração de Boi?”. “É um encontro invulgar no Douro, desde logo por reunir à volta do tomate os principais produtores de vinhos do Douro. Esperamos com a ajuda de todos contribuir para a valorização de mais um produto de excelência do Douro”, sublinha a organização. O Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro visa contribuir para a valorização e promoção deste produto, que encontra no Douro o terroir ideal para o seu amadurecimento, bem como revitalizar a tradição das hortas de quinta nesta região vinhateira. A primeira edição revelou logo uma adesão inusitada e provou a riqueza de um produto capaz de se afirmar como um dos melhores Tomates Coração de Boi do país.
Na aposta por uma viragem na atenção que se presta a este produto, a organização quer transformar esta época numa festa do tomate, nomeadamente na restauração. Assim, novidade este ano, a Quinzena do Tomate (segunda quinzena de agosto), em que a iniciativa passa para a mesa de diversos restaurantes de referência da região do Douro, como são os casos, entre outros, do DOC (Folgosa), do restaurante do Hotel Six Senses Douro Valley, do Cais da Villa (Vila Real), Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa) e Toca da Raposa (Ervedosa do Douro). Em todos vai ser possível degustar o Tomate Coração de Boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta quinzena. No DOC, por exemplo, o chefe Rui Paula criou um gaspacho de coração de boi, com gamba e sardinha. No Cais da Villa, o chefe Daniel Gomes vai apresentar uma proposta de menu, além da simples e saborosa proposta do tomate em salada. O chefe Pedro Cardoso, da Cozinha da Clara, criou um menu completo com tomate do início ao fim: gaspacho de Tomate Coração de Boi e fio de azeite La Rosa; Salada de tomate com escabeche de sardinha; Lombelo de porco com milhos de tomate em duas texturas; e, como sobremesa, o Tomate e o queijo.
A ideia da iniciativa surgiu entre três amigos: um produtor de vinhos, Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto, um jornalista, Edgardo Pacheco e uma ex-jornalista, Celeste Pereira, da Greengrape, empresa de comunicação que desenvolve o projeto de animação turística alltodouro.com. “Queremos transformar esta época numa verdadeira festa do tomate, a anteceder o período forte do Douro, que são as vindimas. O objectivo é aumentar a atractividade do Douro, valorizando outros produtos para além do vinho. Estamos contentes, porque os restaurantes mais conceituados do Douro prontamente amarraram a iniciativa e vão dar a provar aos seus visitantes este que é um dos melhores produtos da região, capaz de despertar paixões”, sublinham os organizadores.
O júri do Concurso Tomate de Quinta (Coração de Boi) do Douro volta a ser presidido por Francisco Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, e conta com o mesmo núcleo duro da primeira edição e outros convidados especiais, entre os quais chefes de cozinha (Miguel Castro Silva, Vítor Sobral, Pedro Cardoso e Leopoldo Garcia Calhau), jornalistas (José Augusto Moreira e Fernando Melo), enólogos e gente ligada à área (Luís Soares Duarte, Jorge Raiado e Ana Paula Silva).
Prova na Capela
Os momentos em volta do Tomate Coração de Boi não param por aqui. No dia 19 de agosto, pelas 17h00, o tomate vai estar à prova numa capela barroca. Um momento inédito integrado no Ciclo Capella, um projeto de desenvolvimento da economia local que tem levado à Capela de Arroios, em Vila Real, e à sua bela praça, a arte e a cultura. Sítio ainda escondido dos olhares dos turistas, a Capela de Arroios, com o seu largo constituído por casas de granito, surpreende o visitante e afirma-se no contexto do Douro Património Mundial.
A prova do tomate, coordenada por Edgardo Pacheco, Francisco Pavão e Jorge Raiado, da empresa algarvia Salmarim, será dedicada à “Combinação do tomate com diferentes perfis de azeite”. A inscrição é gratuita, mas tem pré-inscrição obrigatória. Pelas 18h00, tem lugar a VIII edição do Mercadinho da Capella, que promete ter à venda muito Tomate Coração de Boi de diversos produtores de Arroios, aldeia dos arredores de Vila Real que é conhecida pela excelência dos produtos hortícolas e frutícolas aí produzidos. Além dos produtores locais, o Mercadinho conta com a participação de diferentes parceiros, como a livraria Traga Mundos, os vinhos Quinta dos Lagares, Xi Coração, Quinta do Infantado, a conceituada e tradicional Pastelaria Lapão, o restaurante CAISDAVILLA, os produtores Rupestris, Ervas Finas, InVitro, Malcriado, Quinta de Covello (mirtilos) e o projeto de sabonetes naturais Ludares e Lugares, entre outros.
Os chefes Vitor Sobral e Miguel Castro e Silva na edição do ano passado
@Mais informações na página de Facebook do evento.