
Sala ampla e confortável
Fica na Rua da Beneficência, em Lisboa, o novo restaurante do chefe Igor Martinho e do seu sócio e amigo Gonçalo Henriques, estimado pelos seus conhecimentos de gestão hoteleira. Chama-se Soberba, ocupa um espaço bonito e desafogado no número 229 D daquela rua.
Com espaço para 65 lugares (mesas com bom espaço entre elas) na sala principal, tem ainda esplanada. De realçar a boa carta de vinhos com mais de uma centena de referências das principais regiões portuguesas, no entanto privilegiando produções muito interessantes de produtores pouco conhecidos, escolhidos pelo escanção João Jorge.
A carta, sempre com alguma inspiração nos sabores da cozinha portuguesa, não é muito extensa mas tem as principais criações de Igor Martinho, como o fantástico Bacalhau Lascado com Puré de Grão (um dos pratos que lhe permitiu vencer no Jovem Chefe Cozinheiro do Ano em 2009), ou Polvo
Salteado com Cogumelos, Bacon fumado, Malagueta fresca, Batata Doce e Lima, a Bochecha de vitela de comer á colher, pera bêbeda, puré de batata com açafrão e legumes. Lombinho de vitela branca com puré de cenoura, espargos, cebolinhas e batata nova no forno e molho de cogumelos. Há ainda pratos feitos na grelha quer de peixe, quer de carne, estes desenvolvidos com carnes maturadas. Os pratos de peixe rondam, em média, os 15 euros, enquanto os pratos de carne se situam nos 17 euros.
De segunda a sábado existe, ao almoço, o menu executivo com uma entrada, um prato de carne ou peixe (na grelha), uma sobremesa e um copo de vinho, por 12,90€.
Sobre o nome Soberba, “num primeiro momento o nome pode estranhar-se”, reconhece Igor Martinho, acrescentando: “Normalmente associamos soberba a um sentimento negativo e é mesmo um pecado mortal na Igreja Católica. Mas com soberba queremos destacar o orgulho de ser português e da excelente qualidade dos produtos nacionais, tratados aqui de forma inovadora”.