Chefe Vítor Matos reinventa lampreia do Minho em jantar no Hotel Monte Prado, em Melgaço, dia 3 de Março

Não há meio termo em relação à lampreia: ou se gosta ou se detesta. Para os amantes incondicionais deste ciclóstomo, um dos animais mais velhos à face do planeta Terra, o chefe Vitor Matos (Estrela Michelin com o Antiqum, no Porto, e responsável pela cozinha do Palace de Vidago) vai preparar um menu exclusivo com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento. Serão servidos quatro pratos para harmonização com um vinho diferente, nomeadamente os alvarinhos Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Castaboa e Soalheiro. Para acompanhar o momento estará também à mesa um outro produto endógeno de grande qualidade, as Águas de Melgaço.

O jantar acontece no âmbito da iniciativa ‘Lampreia do Rio Minho – Um prato de Excelência’, em degustação em seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – até 15 de abril.

 

A Real Confraria do Vinho Alvarinho e a Confraria da Lampreia do Rio Minho, no seu papel de promoção e defesa destes produtos, valorizando os respetivos territórios em torno da cultura dos seus vinhos e gastronomia, também estarão representadas.

 

O evento inicia-se com a Recepção chamada de Alvarinho de Honra. O presunto, salpicão, chouriça de sangue, chouriça de carne, queijos de cabra e broa de milho de Melgaço serão acompanhados de Espumante Soalheiro Alvarinho 2016 e Reguengo de Melgaço Alvarinho 2016.

Menu de degustação

O Menu Degustação by Vitor Matos, Uma nova visão da lampreia do rio Minho vai compor-se de 5 harmonizações.

A 1ª será composta por lâminas de lampreia fumada, queijo fresco de cabra Prados de Melgaço. Beterraba e balsâmico velho, capuchinhas. Será servido  Castaboa Alvarinho 2016 (vinho produzido na freguesia de Alvaredo, Melgaço).

A 2ª será lampreia cozinhada a baixa temperatura com arroz de berbigão e coentros, algas, molho de Alvarinho de Melgaço e citronela. Acompanha o QM Nature Alvarinho 2016 (Quintas de Melgaço)

A 3ª  terá cevadinha cremosa de lampreia fumada com salpicão de Melgaço IGP Quinta de Folga, cogumelos e espinafres    e o vinho servido será o QM Vinhas Velhas 2016.

A 4ª será a lampreia com molho de vinho tinto, trufa negra, puré de aipo assado e especiarias. Terrina de rabo de boi e funcho. O Soalheiro Oppaco 2014 acompanhará a iguaria.

A 5ª, a sobremesa terá bucho doce de Melgaço, creme de limão, bergamota e laranja confitada, sorvete de yuzo, cidreira e panacotta de leite de cabra e lima-kaffir. O Reguengo de Melgaço Espumante Reserva Alvarinho 2015 far-lhe-à companhia.

A belíssima aguardente Velha Soalheiro será servida com o café.

As inscrições são limitadas a 70 pessoas e poderão ser feitas através do telefone 251 400130, do e-mail reservas@hotelmonteprado.pt ou através do link http://bit.ly/DegustacaoVitorMatos.

O preço por pessoa é de 40€.

 

Lampreia do rio Minho em 12 restaurantes de Melgaço

Melgaço participa na IX edição de ‘Lampreia do Rio Minho – Um prato de Excelência’, em degustação em seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), até 15 de abril. Durante este período os vários municípios propõem várias actividades, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região. Há um programa de animação com actividades de turismo natureza ou aventura (como rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, arvorismo, slide, escalada, passeios pedestres), visitas aos espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato e de fumeiro. Os restaurantes aderentes em Melgaço, único município de que recebemos informação são: Adega do Sabino, Adega do Sossego, Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini – Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e Verde Minho.

Deixe um comentário