Opel Combo Life: um automóvel compacto a pensar nas famílias

Com lançamento previsto para a segunda metade deste ano (embora as encomendas possam fazer-se dentro de pouco tempo), a Opel acaba de desvendar o Combo Life, um multifacetado veículo de passageiros.

Como se sabe a Opel foi comprada exactamente há um ano pelo Grupo PSA (Peugeot e Citroën) e, por isso nada há que estranhar se se disser que o Opel Combo Life é gémeo do Citroën Berlingo e do Peugeot Partner. É verdade que partilha a mesma plataforma desses dois carros franceses, mas apresenta uma estética e tecnologias muito próprias da marca alemã.

Esta quinta geração da Opel Combo é um automóvel de vocação marcadamente familiar, disponível em dois comprimentos de carroçaria (4,40m e 4,75m), com duas ou três filas de bancos, portanto com capacidade para cinco ou sete passageiros. Pode ser equipada com uma ou duas portas laterais de correr. Também o banco traseiro pode ter as costas com uma partição 60/40% ou ter três assentos individuais, todos com fixação isofix, garantidamente seguros para o transporte de crianças.

O espaço para bagagem é generoso, com a versão mais curta a oferecer um mínimo de 597 litros, enquanto a versão mais longa (com a terceira fila rebatida) proporciona um mínimo de 850 litros. Com os bancos da segunda fila rebatidos as capacidades sobem, respectivamente para 2126 e 2693 litros.

Equipamento vanguardista em boa escala

Segundo o comunicado da Opel, a nova Combo Life tem um equipamento que a leva a novos patamares de segurança e conforto dentro deste segmento.

Estará dotado de tecnologias e sistemas de assistência à condução bem conhecidos das classes de automóveis compactos ou dos SUV, como o Head up display (semelhante ao já utilizado há uns anos em modelos Peugeot) e que reduz o risco de distracção ao projectar as informações mais importantes num pequeno ecrã localizado na linha de visão do condutor, o Alerta de Colisão Dianteira com detecção de peões e Travagem Automática de Emergência, que além de accionar alertas sonoro e visual,

funciona automaticamente a velocidades superiores a 5 km/h e inferiores a 85 km/h (reduzindo drasticamente a velocidade do veículo ou parando-o mesmo) quando a distância para o veículo da frente se reduz rapidamente e o condutor não reage.

O sistema de câmara dianteira Opel Eye, já conhecida de modelos como o Astra, Corsa e Mokka X, que recolhe permanentemente dados que são processados por dispositivos de assistência como o Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e de Manutenção de Faixa.

O Programador de Velocidade Automático ajusta a velocidade em função da distância para o veículo que circula à frente.

A Regulação Inteligente da Velocidade informa quando surge um novo limite de velocidade detetado pelo Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade. Se o Programador de Velocidade ou o Limitador de Velocidade estiverem ligados, o sistema pergunta se o condutor deseja que a velocidade seja ajustada em conformidade.

O Alerta de Cansaço do Condutor procede a uma avaliação do nível de fadiga mediante o tipo de condução adotado e sugere uma paragem para descanso.

Para facilitar as manobras de estacionamento existem os Sensores de Flanco que são uma novidade no conjunto de sistemas da Opel de ajuda ao estacionamento e às manobras. Funciona em manobras a baixa velocidade e avisa quando os lados do automóvel estão demasiado próximo de pilares, barreiras,

paredes ou outros veículos. Quanto à Câmara Traseira Panorâmica, alarga o ângulo de visão para trás para 180 graus, o que permite, em manobras de marcha-atrás, visualizar tráfego que se aproxima dos dois lados.

A Assistência Avançada ao Estacionamento é capaz de identificar espaços de estacionamento adequados e estaciona o automóvel automaticamente, procedendo também às manobras de saída.

O controlo de tração Intelligrip, conhecido do Opel Grandland X, também pode ser montado no Combo Life e é muito útil para estradas escorregadias, quer por lama, quer por neve ou por gelo.

Os sistemas de informação e entretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs tácteis que podem ir até oito polegadas de diagonal também vão estar presentes.

O recarregamento sem fios de baterias de telemóveis compatíveis também é possível numa placa de indução situada na consola central, sob os comandos do ar condicionado.

Ainda se não conhece em pormenor a gama de motorizações, sabendo-se que terá versões a gasóleo e gasolina com motores com turbocompressor e injecção directa, acoplados a caixas manuais de cinco ou seis velocidades. Haverá ainda a entrada no segmento de uma inédita caixa automática de oito velocidades, que ficará disponível em opção. Não foram revelados preços.

New Opel Combo Life

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s