Festival de Vinhos do Douro Superior em Foz Côa foi o mais concorrido de sempre

A sétima edição do Festival dos Vinhos do Douro Superior (FVDS) que se realizou no final de Maio, foi a mais concorrida de sempre, registando o número recorde de 9000 visitantes que puderam provar grandes vinhos originários de cerca de oito dezenas de expositores.

Paralelamente, com a organização da revista Vinhos Grandes Escolhas, realizou-se o Concurso de Vinhos do Douro Superior, com um número de  amostras recorde: quase 190, mais propriamente 184, (55 brancos, 113 tintos e 16 vinhos do Porto) provenientes de 80 produtores que marcaram presença no recinto da feira, o que significa um aumento de cerca de 20% em relação ao ano passado, que também havia estabelecido um recorde do certame.Os 29 elementos do júri – jornalistas, responsáveis de compras de garrafeiras, sommeliers e bloggers especializados – provaram, como habitualmente “às cegas”. (Foto dos jurados à porta do Festival,mais abaixo).

‘Duas Quintas Reserva branco 2016’ (Adriano Ramos Pinto), ‘ZOM Touriga Nacional Grande Reserva tinto 2011’, (Barão de Vilar), e ‘Duorum Porto Vintage 2011’ (Duorum Vinhos) sagraram-se vencedores, mas para além destes triunfadores absolutos foram entregues 22 Medalhas de Ouro (6 para brancos, 12 para tintos e 4 para vinho do Porto) e 41 Medalhas de Prata (12 para brancos, 25 para tintos e 4 para vinho do Porto). A soma totaliza 66 vencedores (mais 15 do que no ano passado).

FVDS 2018 - Vinhos Vencedores do Concurso 01pequenpo

Este evento continua a despertar grande interesse em amplas camadas de público, atraindo muitos visitantes fora da região. Prova disso é o significativo aumento da afluência registado este ano em que se atingiu um número superior a 9000, cerca de 15% a mais que na anterior edição. Este crescente interesse por parte de público e profissionais foi correspondido também pelo crescimento no número de produtores expositores que totalizaram 80 presenças, para além de 4 tasquinhas.

7 Fest 2018 (151)_01pequenaA edição de 2018 contou ainda com um convidado especial, o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior (o único no mundo de língua portuguesa), na foto a conversar com Álvaro Van Zeller) que contactou com muitos dos produtores presentes e teve oportunidade de provar muitas dezenas de vinhos, tendo ficado impressionado com a qualidade geral exibida e com o forte dinamismo do Douro Superior. Como habitualmente, o Festival foi também visitado por algumas dezenas de jornalistas e compradores profissionais que, participando como jurados no concurso, tiveram ainda a oportunidade de conhecer de perto alguns dos novos projectos da região.

7 Festi 2018 (290)_01pequena

Como é hábito, realizou-se um colóquio que reuniu dezenas de personalidades. Sob o tema “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro”, com moderação de Fernando Melo, contou com intervenções bastante vincadas de algumas das personalidades mais relevantes do Douro e que juntos contribuíram para abrir uma reflexão alargada sobre o futuro e as potencialidades da região.

7 Fest 2018 (219)_01pequeno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s