A família Serrano Mira, proprietária da Herdade das Servas, uma das mais antigas a produzir vinho no Alentejo (em Estremoz), já tem os seus primeiros vinhos da vindima de 2017 no mercado nacional, nas ilhas e outros mercados do Mundo. Os primeiros a chegar foram os Monte das Servas Escolha branco e rosé.
Vendido a um preço de referência inferior a 5 euros, é um vinho branco fresco e elegante, ideal para o dia-a-dia. Segundo informação do produtor, na sua composição entram 50% de uvas da casta Roupeiro, com 20% cada de Antão Vaz e Arinto e 10% de Semillon. Este vinho foi vinificado e estagiado em inox e segundo o produtor acompanha muito bem saladas, peixe grelhado e carnes brancas, habituais na dieta portuguesa, ou marisco e sushi.
Também sem estágio em madeira, o que o torna num vinho mais directo, mas sem que com isso perca o seu potencial gastronómico, a Herdade das Servas sugere o Monte das Servas Escolha rosé. Agora na colheita de 2017, este é o único rosé da Serrano Mira.
É feito de Touriga Nacional (60%), loteada com a Syrah (40%), uma casta importada de França mas que se dá muito bem em solos alentejanos. Também segundo o produtor este vinho pode ser bebido a solo ou pode acompanhar saladas, massas, pizzas, sushi e carnes brancas, pratos próprios para os dias quentes do Verão. O seu preço de referência é também ligeiramente inferior a 5 euros.
Legendas das fotos: Em cima, e da esquerda para a direita, os filhos Carlos e Luis Mira, com o pai no centro. Em baixo os vinhos agora lançados.