A empresa Quintas de Melgaço é uma sociedade anónima que conta com mais de 500 acionistas, dos quais 430 são produtores. Há pouco tempo lançaram, no mercado dois dos seus vinhos da colheita de 2019: o QM Alvarinho e o QM Rosé.
O primeiro é um clássico monocasta de Alvarinho. Apresenta um aroma frutado, notas exóticas e ligeiro floral. É encorpado na boca e tem um final prolongado. Acompanha muito bem peixes, mariscos, carnes brancas, aves, queijos de pasta mole ou ainda boa charcutaria regional. Está pronto a ser bebido já, mas vai ainda viver (e no nosso entender melhorar) uns cinco ou seis anos.
O QM Rosé é feito com uvas Alvarinho e Sousão (é assim que figura na ficha técnica), tem uma cor ligeira (um pouco mais carregada do que o blush provençal), aromas de frutos vermelhos, notas de menta e raspa de limão. Muito fresco e persistente acompanha bem saladas,
aperitivos, massas e arrozes de peixes e marisco ou queijo amanteigado. Há quem possa achar um sacrilégio, mas pessoalmente gosto de o acompanhar com sardinhas assadas. A enologia de ambos os vinhos é da responsabilidade de Élio Barreiros. Os preços de referência em garrafeira indicados pelo produtor são de 10 euros para qualquer deles.
