Renato Cunha, chefe e proprietário do restaurante Ferrugem, e a sua mulher, Anabela Rodrigues Cunha, arquiteta, regressam com um ciclo do já conhecido o cartaz #ircomsedeaopote para 2023.
O “Fogo no chão e potes no quintal” são experiências de cozinha no quintal da Casa Ana Monteiro, a cerca de 200 metros do conhecido restaurante.
O cartaz deste ano apresenta10 datas, sempre ao sábado, entre as 17 e as 22 horas, com início a 20 de Maio e término a 7 de Outubro.
Eleito “Experiência Turística de 2022”, nos Prémios de Inovação e Turismo do Minho, o #ircomsedeaopote conta com a participação de alguns chefes convidados e 10 produtores de vinhos, desafiados pelos anfitriões a apresentarem vinhos especiais, preferencialmente colheitas mais antigas e em garrafas de grandes formatos. Também já são conhecidos os produtores desta edição: Anselmo Mendes, Kompassus, Palato do Côa, PicoWines, Quinta da Lapa, Quinta das Bágeiras, Quinta de Cottas, Quinta do Crasto, Secret Spot Wines, Adega Casa da Torre e Soalheiro. Juntam-se ainda produtores das mais variadas áreas, com destaque para a “Infusões com História”, parceiro oficial, que irá preparar um blend especial com plantas
aromáticas, de edição única, para cada evento.
Cozinhando em potes de ferro fundido e ao ar livre, o chefe mostra a sua versatilidade gastronómica e a paixão pelas origens e promove a tertúlia à volta dos produtos e da técnica ancestral de cozinhar no fogo com potes de ferro fundido. São invocados pratos de conforto, do imaginário rural, e combinações improváveis, que resultam em iguarias de aspeto popular e sabor absolutamente sofisticado.
Há três anos que o casal aposta em experiências imersivas na ruralidade, juntando três espaços, cujas funções se complementam: o restaurante Ferrugem e duas unidades de AL – Casa de Maganhe e Casa Ana Monteiro. A afinidade de objetivos e a proximidade física destes lugares, estabeleceu, naturalmente, um cluster integrado, que visa a promoção e valorização cultural e gastronómica da comunidade e do território, baseado no produto local, na identidade, no conhecimento e na cultura.
A 200 metros do Ferrugem, a Casa Ana Monteiro é uma pequena quinta da família, com uma habitação de arquitetura popular, atualmente destinada à exploração turística. Com jardim, horta biológica e excelentes condições para a criação de animais de capoeira, é o palco perfeito para este conjunto de experiências, tanto pela beleza do espaço, como pela privacidade que a topografia do terreno lhe confere.
20 MAI | 3 JUN | 17 JUN | 1 JUL | 15 JUL | 29 JUL | 12 AGO | 9 SET | 23 SET | 7 OUT
Os ingressos de participação deverão ser adquiridos através do +351 932 012 974 ou por e-mail para restaurante@ferrugem.pt e têm o valor de 100 € por pessoa (IVA incluído à taxa legal em vigor). É gratuito
para crianças até aos 3 anos de idade e para crianças dos 4 aos 12 anos o valor é de 50%. Cada edição está limitada a 40 participantes. O ingresso é personalizado e enviado para a morada do cliente, num elegante
estojo com uma infusão Lote exclusivo #ircomsedeaopote2023, uma cortesia da “Infusões com História”.
O ingresso é intransmissível e a sua utilização está indexada à data escolhida pelo titular. Caso as previsões climatéricas obriguem ao adiamento ou cancelamento de alguma das edições, será proposto ao participante o reagendamento para outra data que esteja disponível. O valor do ingresso só é reembolsável, caso o adiamento ou cancelamento seja imputável aos organizadores.