PORTUGAL TEM MUITA LATA!

Os consumidores portugueses ainda torcem o nariz perante os vinhos em lata. No entanto, são cada vez mais as empresas nacionais que lançam no mercado vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, sangria e Porto tónico utilizando esse tipo de embalagem. Num interessante artigo publicado na revista Hipersuper exactamente há um ano, da autoria da jornalista Rita Gonçalves, conta-se essa história pormenorizadamente. Uma história que começou a despontar em 2020 com o lançamento pela empresa Can-U Adax de uma gama de vinhos tranquilos. Quase ao mesmo tempo outras empresas viram nas latas um bom futuro, como foi o caso da Taylor´s que depois de ter iniciado negociações com o IVDP só conseguiu autorização para lançar o PortTaylor’s Chip Dry&Tonic e Croft Pink&Tonic – The Fladgate Partnership em 2021. Seguindo-lhe o exemplo surgiu o Cockburn´s Portotonic da Symington Family Estates.

Curiosamente também a Adega de Ponte da Barca que recentemente lançou vinho branco e rosé da gama 80’S, em lata, iniciou esse estudo há 3 anos, acabando por lançar no mercado vinhos leves bastante agradáveis no seu estilo, de baixo teor alcoólico, óptimos para beber na praia, no campo ou num banco de jardim.

Acualmente há vinho de várias regiões em lata, casos da Adega Mãe (Lisboa), com o Pinta Negra branco e rosé, Casal Garcia (marca da Aveleda) da Região dos Vinhos Verdes, mas para já apenas para o mercado de exportação. Os Vinhos Borges, por sugestão de um cliente estrangeiro, lançaram o Gatão Lata (Vinhos Verdes).

A Quinta da Lixa surgiu com duas marcas, Terras do Minho para o mercado interno e Anjos de Portugal para a exportação.

A Sogrape lançou em Maio do ano passado o Gazela (Vinho Verde) e o Porto Tónico Offley Clink e meses depois o rosé.

O primeiro espumante em lata surgiu nos últimos meses de 2021, lançado pela Wine Republic, o Fluut. Finalmente, em bebidas aromatizadas à base de vinho, a Enoport lançou 5 referências que vão de aromas de fruta a cola e Ginger Ale. Como curiosidade refira-se que ao contrário de quase todas as outras empresas a Enoport lançou as suas bebidas primeiro em Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s